3 sinais de que está na hora de trocar de contador na sua empresa - Save Contabilidade
logo-save

3 sinais de que está na hora de trocar de contador na sua empresa

Muitas pessoas têm dúvidas sobre o momento ideal para trocar de contador e encontrar serviços que atendam melhor às suas necessidades. Além disso, é comum que as empresas não saibam exatamente quais são os sinais que indicam a necessidade de contratar um novo profissional.

A troca de contador pode ter um impacto decisivo na saúde do negócio e melhorar o seu desempenho. Este processo deve acontecer especialmente quando o profissional passa a ser associado somente a funções como informar saldos e lidar com burocracias.

Tais cenários, assim como os demais descritos a seguir, são indicativos de que a empresa não está aproveitando as funções do contador como poderia, visto que o papel deste setor é funcionar como uma radiografia do negócio como um todo.

Logo, o contador deve ser uma figura capaz de revelar informações valiosas e que ajudem no processo decisório da empresa, tornando os seus rumos mais certeiros quanto a investimentos, finanças e patrimônio.

Portanto, este profissional precisa conhecer bem a empresa e saber fornecer orientação para o seu crescimento. Desse modo, quando este colaborador não assume essa postura de parceiro estratégico, é chegado o momento da substituição.

A seguir, serão listados outros três indicativos de que a empresa está precisando trocar de contador o quanto antes.

Boa leitura!

A empresa está pagando caro e recebendo pouco retorno do contador

Quando os custos com a contabilidade são crescentes, mas os gestores não conseguem perceber os benefícios trazidos por este investimento, chegou a hora de substituir o profissional.

É comum que os negócios nem saibam exatamente o que estão pagando, visto que não entendem os serviços que fazem parte do seu plano de contratação e, portanto, sequer usem tudo o que poderiam para otimizar as suas operações.

Logo, se o contador está apenas mantendo as obrigações da empresa em dia, é importante que os gestores tenham consciência de que isso não demanda tanto tempo ou justifica valores altos.

Cobranças por orientação

Caso o contador esteja cobrando a empresa por cada consulta, é possível que o serviço não esteja valendo a pena. É chegado o momento de verificar o que está incluso no pacote de contratação para entender exatamente o que a empresa tem o direito de receber.

Um contador deve oferecer orientação para a empresa e apoio para as suas decisões futuras com base em dados concretos. Logo, se ele não oferece a função de consultor, é interessante trocar de profissional e encontrar um que também desempenhe este papel.

Dificuldade para compreender o que o profissional fala

As dificuldades de comunicação surgem quando um serviço contábil não está sendo executado da forma como deveria. Assim, os gestores não conseguem entender o que escutam dos contadores e absorver informações fundamentais para o futuro da empresa.

Em geral, profissionais que adotam este tipo de postura se limitam a enviar relatórios e demonstrativos aos seus clientes, mas não fornecem qualquer tipo de instrução para que seja possível realmente compreender os dados. Além disso, tendem a usar muitos jargões da profissão que são de difícil aceso para os clientes.

Gostou do conteúdo? Visite o nosso site e se torne um cliente da Save!

Você tem alguma dúvida?

Entre em contato conosco e esclareça.

Fale Conosco
Seja Bem Vindo Save Contabilidade
Gostaríamos de dar boas vindas para você será um prazer tirar todas as suas duvidas.