Saiba como fazer o diagnóstico da saúde financeira da empresa - Save Contabilidade

Saiba como fazer o diagnóstico da saúde financeira da empresa

Uma empresa está saudável financeiramente quando consegue cumprir com todas as suas obrigações e investimentos. Ou seja, tem o seu capital controlado.

Desse modo, saber fazer o diagnóstico financeiro da sua empresa é essencial para que ela consiga alcançar suas metas obtendo sucesso no mercado. Com o diagnóstico torna-se mais fácil resolver possíveis problemas e criar estratégias tanto para a sua resolução, quanto para investimentos que irão alavancar seus negócios.

Neste artigo você vai entender como fazer o diagnóstico da saúde financeira de uma empresa. Confira!

Como diagnosticar a saúde financeira da empresa?

Para realizar o diagnóstico da saúde financeira de uma empresa é necessário analisar alguns pontos. Veja só:

1. Avalie suas receitas

É muito importante ter em vista o quanto entra de capital em cada mês. Isso porque é preciso entender as oscilações que a empresa possui em determinados períodos.

Por exemplo, talvez no mês de janeiro a receita foi muito maior em comparação com o mês de fevereiro, no mês de março pode ser que esteja bom e em abril e maio a receita pode ter caído.

É necessário ter uma previsão de recebimentos. Entender essas oscilações serve como base para um bom diagnóstico.

2. Identifique custos e despesas

É muito importante ter claro todos os custos e despesas da empresa mensalmente. Isso é muito importante para se ter uma noção do quanto é gasto e também com o que se gasta.

É primordial saber o valor do gasto, e onde se é gasto esse valor. Por exemplo: Quanto é gasto de aluguel? Quanto é gasto em pagamento de funcionários? O quanto é gasto de energia elétrica, água, entre outros.

Identificar essas despesas traz uma clareza para a média que se tem de despesas todo o mês. Assim, se descobre também quando se tem capital disponível para suprir o pagamento dessas despesas, e assim prevenir de ter que recorrer a empréstimos e a capital de giro, o que pode custar caro para a empresa, devido a juros.

Sendo assim, essa clareza ajuda a identificar os períodos, em que o gasto é maior, para saber que precisa ter mais dinheiro no caixa para quitar as contas, deixando a empresa saudável financeiramente.

3. Identifique o saldo a receber e as dívidas a pagar

É preciso conhecer quais são as parcelas que se tem a receber nos próximos meses dos clientes. É necessário ter essa previsão exatamente para fazer o planejamento e diagnóstico cada vez melhor.

Da mesma forma que é necessário saber quais são os recebimentos dos clientes nos meses seguintes, também é necessário saber quais são as dívidas que se tem que pagar nos meses seguintes.

Essas informações precisam estar claras e registradas corretamente. Isso porque é preciso analisar se terá dinheiro suficiente para pagar as contas.

4. Cruze os dados

Com todas essas informações é hora de cruzar os dados – por mês, bimestre e anualmente. Assim, se entende quais são os períodos que se tem necessidade de dinheiro.

Por exemplo, caso esse cruzamento de dados mostre que no mês de novembro faltará dinheiro, então, já é possível antecipadamente tomar decisões criando estratégias para alavancar vendas e para conseguir cumprir com pagamentos do período previsto.

Por fim, a saúde financeira de uma empresa é algo que precisa ser constantemente acompanhado. Por isso, conte com a Save Contabilidade para a saúde financeira da sua empresa.

Você tem alguma dúvida?

Entre em contato conosco e esclareça.

Fale Conosco
Seja Bem Vindo Save Contabilidade
Gostaríamos de dar boas vindas para você será um prazer tirar todas as suas duvidas.