Os processos contábeis da empresa são essenciais para garantir não somente a adequação correta com a lei, mas também ajuda em várias análises internas essenciais para poder gerir melhor o negócio.
Confira esse conteúdo para entender um desses processos, chamado balancete contábil, assim como a importância de realizá-lo em sua empresa!
O que é o balancete contábil?
O balancete contábil é um tipo de análise interna que funciona como um instrumento para entender de forma mais profunda e quais foram as movimentações financeiras nas contas da empresa, considerando entradas, saídas e outros detalhes.
Ele funciona como uma forma de analisar os fluxos financeiros e entender se houve saldo positivo ou negativo em determinados períodos, seja mensal, trimestral, anual ou conforme desejado, tudo analisado conforme mostram os extratos.
Essa análise é relevante na contabilidade porque permite ter uma visão da vida financeira completa, entendendo as mudanças necessárias para alcançar resultados melhores. Os gestores podem, então, ter informações para se precaver contra irregularidades e dados que não batem com outros relatórios.
A estruturação do balancete contábil pode variar um pouco conforme a necessidade de análise do negócio, podendo incluir também ativos e passivos da empresa, seus custos, despesas, faturamento, resultados, etc.
Normalmente, ele é dividido em colunas, sendo 2 focadas para movimentações (informações claras sobre débitos e créditos das contas) e as outras para os saldos (contendo a diferença entre os créditos e débitos).
Esse é um exemplo simples de balancete contábil, já que o ideal é contar com profissionais experientes em contabilidade para fazer um acompanhamento eficaz da saúde financeira do negócio.
Importância e benefícios do balancete contábil
Como comentamos, a principal importância do balancete contábil é apurar os resultados das contas em um determinado período. Ele vai funcionar como orientador para entender a saúde financeira do negócio, permitindo assim que sejam criadas estratégias com foco em melhorias ou possíveis cortes nos gastos.
De forma geral, o ideal é encontrar saldos positivos para os saldos credores da conta, garantindo que não haja surpresas e, no final dos períodos, o valor da conta seja positivo para indicar lucros e evitar que o saldo final seja negativo.
O balancete contábil também ajuda na identificação de irregularidades, pagamentos duplicados ou até possíveis fraudes dentro e seu negócio.
Diferente do balanço patrimonial feito anualmente, o balancete contábil é uma ferramenta não obrigatória que analisa períodos menores, ajudando muito a ter uma visão clara da situação do negócio, permitindo assim, criar soluções mais realistas e funcionais com dados mais recentes e atuais.
Ele também ajuda a enxergar as cargas fiscais e como impactam em sua gestão tributária, permitindo acompanhar as receitas e como anda o cumprimento das metas do negócio e até suas margens de lucro.
Para cuidar de sua área contábil com profissionais experientes, conheça a Save Contabilidade! Essa empresa possui mais de 9 anos de mercado atendendo pequenas e grandes empresas, além de oferecer serviços completos de contabilidade, BPO Financeiro e até certificação digital.
Confira agora todos os serviços da Save Contabilidade e fale com um especialista para achar a solução ideal para seu negócio!






